Analisar e compreender o comportamento dos clientes é indispensável para obter êxito em qualquer negócio, mas quando se trata de marketing digital, conhecer a fundo o percurso do consumidor até a decisão de compra é decisivo para garantir o sucesso do seu empreendimento. Uma jornada de compra é o processo pelo qual o seu cliente passa até adquirir o seu produto ou serviço. Através desse processo, você poderá estruturar o seu conteúdo e tornar o marketing da sua empresa uma estratégia de sucesso.
Também conhecida como “buyer’s journey”, a trajetória se divide em 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e a mais esperada, a decisão de compra. Essa ordem acompanha o nível de consciência do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a realização da compra.
Criar essa sequência nos permite mapear em que etapa cada Lead está, desta forma você poderá oferecer exatamente o que o seu cliente busca naquele momento, com o objetivo de levá-lo sempre ao nível seguinte da jornada.
1. Aprendizado e descoberta
No momento do aprendizado e descoberta, a pessoa teve o primeiro contato com a sua marca e ainda não conhece bem a sua empresa, por isso é hora de mostrar detalhadamente o produto que você está ofertando e os benefícios que ele traz, para que ele chegue à próxima fase, o reconhecimento do problema.
2. Reconhecimento do problema
Durante o reconhecimento do problema, é preciso apresentar problemas que o consumidor possui e ainda não sabe, para que ele se identifique e veja o seu serviço como a solução. Nessa etapa você precisa voltar a comunicação para explorar as dores e desejos do consumidor mais intensamente, aumentando cada vez mais a necessidade de compra do seu produto. Essa é a típica relação de gerar demanda para apresentar a oferta.
3. Consideração da solução
Na consideração da solução o cliente sabe que tem um problema e que você pode ajudá-lo, mas ele ainda precisa ser convencido de que a sua empresa é a melhor opção. Chegou a hora de investir no branding de marca, você deve reforçar a autoridade da sua empresa através de conteúdos que pontuem os diferenciais competitivos que seu produto possui, mostrando que ele é melhor que os demais, a fim de levar o consumidor ao momento final, a decisão de compra.
4. Decisão de compra
Entre a consideração da solução e a decisão de compra é o momento de apresentar sua oferta de forma mais clara e objetiva, pois o cliente já deseja o seu serviço e chegou a hora de finalizar a compra. Pronto, agora você já conquistou a sonhada conversão daquele Lead e efetuou a venda, mas o trabalho da sua empresa não termina por aí. Após a venda você deve buscar a fidelização daquele cliente, através de uma comunicação mais próxima, com um conteúdo personalizado você pode mantê-lo ligado a sua marca até a realização de uma compra futura.
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